fbpx

Que o buscador do Google se tornou uma ferramenta fundamental no cotidiano das pessoas é impossível não notar. As pessoas buscam todo tipo de informação na rede, por exemplo quando deseja fazer uma refeição fora de casa realiza buscas como “o que comer”,  “aonde comer”, “como chegar”, “formas de pagamento” e etc. Isso significa para um empreendedor do ramo de restaurantes ou semelhantes, é muito interessante que o site de seu estabelecimento apareça em um boa localização nestas buscas. Isso ajuda a reforçar a marca e tornar seu negócio mais lucrativo, afinal estamos transformando usuários em possíveis clientes reais.

O Google aprimorá o algoritmo de seu buscador de tempos em tempos, para trazer um serviço de melhor qualidade aos seus usuários e apresentar cada vez mais conteúdo com ótima relevância a pesquisa. Muitos fatores já foram (e ainda são) determinantes para melhorar o posicionamento de um site como “responsividade”, “tempo de carregamento da página”,  “resposta do servidor”, “otimização”, “conteúdo original” entre outras coisas bem mais técnicas. Agora, a bola da vez é a necessidade de termos um certificado SSL instalado em nosso servidor, para a criptografar as transações realizadas entre o servidor e o navegador de internet.

Isso significa mais segurança para o usuário na navegação em páginas da internet para realizar ações como transações com cartão de crédito ou preenchimento de formulários com dados sensíveis, impedindo que as informações inseridas não sejam interceptadas por alguém que esteja monitorando transações com o intuito de usa-los para fins maliciosos ou não. Portanto é importante começar a implementar tal funcionalidade em seu site empresarial, independente se processa dados sensíveis ou não, porque é obvio que você deseja que apareça bem posicionado nas buscas e passem credibilidade ao usuário que vai visita-lo. Imagine o impacto nas vendas de um e-commerce se o aviso da imagem acima é apresentado ao usuário quando ele entrar para adquirir algum produto ou serviço, seria catastrófico.

Como seu site aparecerá se não possuir um certificado instalado no navegador Google Chrome.

Portanto se você possui algum site ou loja virtual ativa na rede, fale com seu profissional responsável para implementar o certificado SSL o quanto antes, assim seu negócio já estará preparado para as indexações do Google e melhorar seu ranking nas buscas.

Referências:

https://webmasters.googleblog.com/2014/08/https-as-ranking-signal.html
https://security.googleblog.com/2016/09/moving-towards-more-secure-web.html

Photo via Visualhunt

Quer implantar o marketing digital em seu negócio?
Clique aqui e entre em contato conosco!

Iran Alves

Formado em Produção Multimídia, trabalha como desenvolvedor Wordpress e Marketing Digital e com grande interesse em cinema e games.